André Magnago

Coordenador do programa de pesquisa em Artes do Instituto Fênix de Humanização

"A Arte não é feita de segredinhos: A Arte é feita de experiências de vida" (Fayga Ostrower)

Artista plástico e pesquisador. Cursa Pós-graduação em Artes no Instituto Fênix de Ensino e Pesquisa. Bacharel em Artes Plásticas pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Tem experiência na área de Artes, com ênfase em Gravura, Desenho, Pintura, História e Filosofia da Arte, atuando principalmente nos seguintes campos: Xilogravura, Gravura em Linóleo, Litografia, Desenho e Pintura.

Bem humorado, comunicativo e apaixonado pelo que faz, Magnago é alguém que recebeu o chamado das Artes e o atendeu. Fluem na direção desse chamado seus esforços e estudos. Como professor, uma característica marcante dele é a atitude de “bom pastor”. Está sempre “buscando as ovelhas desgarradas”, animando os estudantes que se desanimam. Se um aluno anda sumido, André quer saber o porquê. Por outro lado, também que é exigente, sempre nos lembrando de que não é o professor quem faz o artista. Para ele, tornar-se artista é uma busca pessoal e intransferível, mas seus alunos podem e devem contar com seu apoio para obter orientações.

Magnago é acessível e pode ajudá-lo a encontrar qual de nossas atividades podem atender melhor as suas necessidades. Contate-o. Para nossos estudantes, ele é um guia no universo das artes. Apresenta-o de forma gradual; coloca o estudante em contato com outros profissionais e lhes apresenta as linguagens artísticas, as receitas e procedimentos artísticos que conhece.

Para sua profissão e para a sala de aula, o professor Magnago acredita em cinco valores principais: 1) Comprometimento com a vida e com o que fazemos; 2) Respeito, amor e persistência consigo mesmo e com as próprias ideias e projetos; 3) Vontade de aprofundamento em sua pesquisa artística individual; 4) Descomplicar e humanizar a fala sobre arte - mesmo estando essa fala apoiada em nossa cultura e intelecto; 5) Constância nas práticas: quanto mais se pratica mais rápido se avança.

CURSOS COM O PROF. ANDRÉ MAGNAGO

Pós artes fabricação de tinta (1).jpg

Instituto Fênix de Humanização