A ORIGEM DO NOME FÊNIX

O nome do Instituto Fênix partiu da ideia do brilho do fogo e das chamas que são capazes de devorar e transformar. O fogo é um elemento que apresenta dualidade, por ser capaz de trazer destruição e criação ao mesmo tempo. Ele é um elemento de purificação, transformação e mudança, por ser intenso, sempre faz nascer algo novo e diferente.

As chamas são capazes de devorar e transformar. O fogo brilha e traz a Destruição e a criação ao mesmo tempo. É um elemento de purificação, transformação e mudança. O fogo é intenso e sempre faz nascer algo novo e diferente. 

MUDAR - CRESCER - CRIAR - EVOLUIR

É possível RENASCER E SE REINVENTAR muitas vezes? Nós do Instituto Fênix acreditamos que sim, por isso buscamos sempre ampliar os horizontes, aprendendo novos conhecimentos e mudando sempre para melhor. Temos a CRIATIVIDADE como

combustível de nossas ações que visam sempre à transformação do ser. Nossa chama é a PAIXÃO pelo ser humano, fogo ardente que não cessa. Por conta disso, HUMANIZAÇÃO aqui não é só uma palavra, mas nossa razão de existir.

BELEZA - PERSISTÊNCIA - ESPERANÇA - RENASCIMENTO

Cada curso e serviço, oferecidos por nós, carrega a marca do FOGO TRANSFORMADOR. Devido a isso que o mito da Fênix nos representa tão bem em vários aspectos. Para quem não conhece este belo animal mitológico, que dá nome ao nosso instituto é só conferir clicando aqui!

São 16 anos... renovando a plumagem, fortalecendo as asas e alçando belos vôos.

TRANSFORMAÇÃO COM CRIATIVIDADE

Temos muito orgulho de ser “O lugar onde os criativos se encontram”, pois isso exprime a nossa essência. Aqui a criatividade permeia cada um dos profissionais que atuam no Fênix, seja como professor, seja como terapeuta. Cada membro do staff administrativo, assim como as empresas parceiras, todos possuem um traço comum – a vontade de fazer diferente. O espírito criativo rege a nossa instituição, em todos os níveis.

Para nós CRIAR É UM ATO LUMINOSO. A CRIATIVIDADE TRAZ EM SI UMA TRANSFORMAÇÃO, e a criatividade não existe sem o afeto, pois ele é quem conduz por isso criatividade sem coração aqui não faz morada. Ou seja, a cada passo criativo há a estrada

do AFETO a nortear a condução dos nossos trabalhos, junto aos nossos alunos e a todos com quem temos o prazer e a oportunidade de interagir.

VIAJANDO NAS ASAS DO TEMPO... A HISTÓRIA DO INSTITUTO

Nossa história se inicia em agosto de 2004 em Manguinhos, Serra, com o curso de Formação Livre em Arteterapia. Em 2006 Conseguimos reconhecer pelo MEC o primeiro curso do Espírito Santo de Pós-Graduação em Arteterapia Lato Sensu. Em 2009, mudamos para Vitória. Alugamos muitas salas, em diversos locais, para as aulas de Arteterapia. Nessa época começamos a diversificar o leque de cursos, realizando o primeiro curso de Psicopatologia, da Instituição, além de muitos outros.

Um fato muito marcante da nossa história foi a aquisição da nossa sede própria em Vitória, em 2011, no Centro Histórico de Vitória, onde pudemos preparar um ambiente acolhedor que expressa nosso jeito de pensar e lidar com nossos alunos, parceiros, professores e equipe. Daí por diante, as asas só cresceram. Com o ninho já formado, muitos anos de aprendizado na bagagem e criatividade de sobra, começamos a diversificar e ampliar a oferta de cursos, terapias e projetos sociais que sempre foram um dos nossos compromissos com a sociedade.

Hoje são mais de 5000 alunos formados e mais de 100 atividades anuais, entre cursos de pós-graduação, formação, extensão, eventos e projetos que acontecem em nossa sede e em todo o estado. Seja nas salas de aula, em nosso ateliê, em nossos projetos sociais nas instituições parceiras ou em nosso centro terapêutico. Mas, se alguém pensa que o Instituto vai parar por aí, pode esquecer! Faz parte do nosso espírito se reinventar sempre, afinal somos Fênix! Uma Instituição de Ensino Capixaba orgulhosamente dirigida por mulheres desde 2004.

CONHEÇA NOSSO TIME

MAS AFINAL, O QUE É SER FÊNIX?

Ser fênix é ser responsável, ético e comprometido com um serviço de excelência no campo educacional, artístico e de desenvolvimento humano. Ser fênix é ser apaixonado pelo que faz e sempre buscar novos conhecimentos, objetivos e sonhos. Ser fênix é aprender que todo dia é dia de renascer, abrir as asas e voar em direção às suas realizações. Ser Fênix é aceitar o convite do fogo transformador e dançar com ele na pista da vida e viver plenamente sem medo de ser quem se é ou quem queremos ser. Vem ser Fênix!

É formada em Estudos Sociais e Artes Plásticas. Configura entre os 50 artistas de destaque que se formaram na Universidade Federal do Espírito Santo. É a Arteterapeuta precursora, número 001 do Espírito Santo. Além disso, é a fundadora e idealizadora do Instituto Fênix. Apaixonada, idealista, obstinada e afetuosa, assim é a “Grande Mãe Fênix”.

Missão: Coordenadora Pedagógica Geral 

Alinne Manso

Artista Plástica, Gastrônoma e Arteterapeuta de formação. É a responsável pela gestão administrativa do Instituto. Conhecida como “Chefinha” é quem precisa fazer a linha dura de vez em quando para manter todo o potencial criativo em ordem. Faz parte do seu estilo uma gestão de pessoas descentralizada e que incentiva a autonomia de cada membro da equipe.

Missão: Diretora Geral

Gessiane Breda

Artista Plástica formada pela Universidade Federal no Espírito Santo. É a porta de entrada no Instituto. Faz de tudo para te ajudar a realizar o sonho de ser nosso aluno e fazer parte da família Fênix.

Missão: Atendimento e Secretaria

Cassia Lima

Formada em Artes Plásticas, gravurista e amante da fotografia profissional. É o braço direito do Instituto, além de ser uma grande artista. Capaz de ajudar e resolver quase tudo, está sempre disposta a ajudar.

 

Missão: Gerente Geral, Conselho Financeiro.

Alessandra Jantorno

Formada em Psicologia, Mestre, Doutora pela UFES e PHD na área de Linguagem Visual. Sua história de vida é permeada por incontáveis horas de estudo em Psicologia e Saúde. Faz parte do conselho financeiro, além de ministrar aulas em variados cursos dentro e fora do Instituto.

Missão: Coordenadora da Pós-Graduação em Psicologia Junguiana e Saúde Pública. Conselheira Financeira.

_DSC7216_edited.png

Lilian Engelmann

Faz mil coisas ao mesmo tempo. Orienta alunos, dá aula, faz planejamento, supervisiona estágio...ufa! É até difícil acompanhar. É super competente, apaixonada pelo o que faz, sempre antenada. É muito mais do que uma coordenadora, é a mãe da Musicoterapia aqui no Fênix e protetora da Musicoterapia por onde passa. 

Missão: Coordenadora Pós Musicoterapia

Professora%20Lilian%20Engelmann%201_edit

Ana Júlia

Toda educada e discreta quem olha para ela não desconfia o tamanho de sua responsabilidade. Dona de um sorriso lindo e de um tempero melhor ainda. Faz tudo com amor e está sempre disposta aos desafios que os horários apertados impõem à sua rotina,

mas sempre cumpre a missão: fazer todo mundo sorrir na hora certa do almoço.

Missão: Cozinheira

Marcia Louzada

É o espírito da conservação e limpeza. Uma presença calma e silenciosa que ajuda a manter tudo organizado, funcional e limpo.

Missão: Conservação e Limpeza.

Fátima Aguirre

Ela é muito mais do que uma facilitadora das Danças Circulares, é uma amante dessa prática que tanto alegra nossa Casa. Uma pessoa para quem não existe tempo ruim. Sempre pronta a acolher as diferenças dentro e fora da roda. Adora longos bate papos com um café e um bolinho. Mas não se engane com seu jeito fofo, na hora do trabalho seus critérios são altos para oferecer o há de melhor para os nossos alunos.

Função: Coordenadora Danças Circulares

WhatsApp Image 2021-02-03 at 22.40.41.jp

Arnóbio Manso Paganotto

Ele é o mago da captação de imagens, áudio, edição e tudo para entregar os melhores vídeos. Além disso possui uma sensibilidade incrível para criar logomarcas e layouts com a maior diversidade e capricho.

Função: Comunicação

Missão: Design, VideoMaker

_DSC6525_edited.png

Pedro Scardua

Em qualquer outro lugar ele é conhecido como TI. Mas aqui ele é o nosso "Professor Pardal". Silencioso e resolutivo. Sempre vai em busca da melhor solução dentro ou fora da área de tecnologia. Também é o nosso caçula, mas sem regalias.

 

Função: Profissional de TI

_DSC7067_edited.png

Mariana Dionízio

Graduanda em Letras-Português, organização e foco são seus nome e sobrenome. Ela é a responsável pela vida acadêmica de nossos alunos, desde o seu ingresso até a sua certificação.

Função: Pedagógico e Certificação.

Sônia Simões

Ela é uma advogada implacável e uma pessoa muito correta. Preocupada, dedicada, corre atrás. Muito mais do que uma assessoria jurídica é também conselheira e amiga, zelando para que nosso procedimento seja sempre cordial e justo.

Função: Assessoria Jurídica.

WhatsApp Image 2021-02-03 at 22.34.57.jp

Zilmar Gomes Fidelis ou "Zil"

Graduada pela vida dura e pela experiência. Essa é a tia da merenda, que sempre dá um jeitinho de agradar todo mundo. Adora distribuir abraços e sorrisos e é também o ouvido amigo de muita gente. Cozinhando e fazendo seu cafezinho com amor, ela conquista a todos com seu jeitinho Zil de ser.

Função: Patrimônio Cultural e Afetivo da Instituição

Camila Moreira de Oliveira

Professora de Língua Portuguesa, formada pela Universidade Federal do Espírito Santo, cursa pós-graduação em Ensino de Língua Portuguesa, é a responsável pela criação e edição dos textos do site do Instituto e pelas redes sociais.

Função: Curadoria de Conteúdo

Instituto Fênix de Humanização