Buscar

A pandemia é um bom momento para se especializar?

A pandemia nos fez refletir e analisar que o mundo e a nossa vida estão em constantes mudanças e, infelizmente, muitas vezes, não estamos preparados para lidar com momentos de incerteza, fazendo com que busquemos soluções e alternativas em todas as áreas da nossa vida, haja vista que são nos momentos de crise que repensamos sobre a nossa condição de lidar com as situações que surgem no nosso cotidiano.


Diante de tantas adversidades e tantas áreas afetadas com a pandemia, muitas pessoas e profissionais tiveram que se adaptar a esse novo modelo de vida. Na área da busca pelo conhecimento e do aperfeiçoamento profissional não poderia ser diferente, com a suspensão das aulas presenciais, muitas instituições de ensino tiveram que se adaptar às novas condições de ensino e precisaram fazer uso do meio digital.


De acordo com as estimativas da Associação Brasileira Mantenedora de Ensino Superior (ABMES), em parceria com a empresa Educa Insights, em 2022, o número de universitários na modalidade de ensino à distância será maior do que na presencial. A projeção inicial era para 2023, porém o processo foi acelerado pela pandemia, com as quedas nos índices de emprego e renda da população, as orientações da OMS para o distanciamento social e o aumento de ofertas de cursos dessa modalidade. Um levantamento realizado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), de 2009 a 2019 – antes da pandemia de COVID-19 –, revelou que o número de matriculados no ensino superior à distância aumentou de 330 mil para mais de 1,5 milhão.


É notório que uma boa parte da população, no isolamento social, está em casa e, muitas vezes, com tempo ocioso. A transformação do trabalho presencial em home office, a perda de emprego e a suspensão do contrato ou redução da jornada de trabalho, bem como a impossibilidade de realizar as atividades profissionais para muitos trabalhadores autônomos e informais, propiciaram a formação de um grupo potencial de alunos para cursos de especialização. O receio do desemprego e a busca por recolocação, aliados ao novo formato de aulas on-line remotas, com aulas ao vivo e alta interação com professores e colegas, foram os gatilhos para que houvesse um aumento do interesse por esses cursos.


Diante de tantas incertezas, com o afunilamento do mercado de trabalho e a reflexão sobre a própria condição neste período conturbado, muitas pessoas são levadas a procurarem uma especialização e muitas fazem essa busca motivadas pela necessidade e pelos desejos pessoais. Dentre as necessidades que podem ser apontadas, podemos citar: a busca por um emprego, a efetivação, o crescimento no trabalho, a especialização na área que trabalha, a aquisição de conhecimento no período de isolamento, o aumento de salário e a mudança de área. Relacionados aos desejos pessoais, temos como exemplo: o aprendizado de coisas novas, o reconhecimento social, a ocupação do tempo vago, o convívio com novas pessoas, a ampliação da capacidade intelectual e o aprimoramento em uma área que há afinidade.


É importante lembrarmos que a crise é uma manifestação da transformação e, algumas vezes, de uma transformação radical. Isso é uma conturbação, um rearranjo e, neste momento, as chances advindas da mudança mostram novos caminhos, novas oportunidades. Neste momento de crise, a autoavaliação tem um valor imenso, pois é uma oportunidade para refletir e achar respostas para importantes perguntas.


Neste momento é essencial continuar estudando e se qualificando: não pare! Não desista, não esmoreça! Se for mudar, mude, se for lutar, lute, se for estudar, se entregue de corpo e alma. Não pare, não desista e...acima de tudo, saiba que é nos momentos de crise que temos a oportunidade de aferir a nossa força.


Tornar-se mais bem qualificado, sempre, em qualquer ramo do conhecimento, abre portas para mais oportunidades pessoais e profissionais, ampliando o leque de atuação e favorecendo a evolução como profissional, seja no serviço público ou no privado. Lembre-se de que, para isso, é importante escolher uma instituição de ensino referenciada no mercado e que já atua há muito tempo, logo, faça uma boa pesquisa e conheça todas as possibilidades para se aprimorar e atingir a tão sonhada especialização.


E você já conhece os cursos do Instituto Fênix? Se não, aproveite este momento para conhecê-los, acessando https://www.institutofenix.com.br/pos-e-formacao. Afinal de contas, a área da Saúde tem sido a mais procurada dentre as especializações e o momento tem mostrado a necessidade de profissionais capacitados e especializados para atuarem no mercado.


Curtiu a postagem? Ajude-nos a criar nosso conteúdo, dando dicas de assuntos que você quer ver por aqui pelo e-mail: contato@institutofenix.com ou pelo número 27 98856-3044

Link do whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5527988563044&text=Sugest%C3%A3o%20de%20pauta%20para%20o%20Blog