Buscar

Como manter a saúde mental na Pandemia?

Há mais de um ano estamos vivendo a pandemia do coronavírus e, neste período, estamos vendo a nossa liberdade de ir e vir e o convívio social limitados. No entanto, estamos presenciando a solidão causada pelas restrições impostas, o que levantou uma preocupação: a saúde mental na pandemia.


De acordo com a OMS – Organização Mundial de Saúde -, o Brasil lidera como o país com mais casos de depressão na América Latina, além de ser considerado o país mais ansioso do mundo. A solidão, de acordo com terapeutas, é um gatilho de transtornos de humor.


Diante desse cenário, os profissionais da área da psicologia têm-se preocupado que este período de pandemia afete a saúde mental da população brasileira. Como forma de combater este mal e auxiliar os que estão acometidos por esses transtornos, diversos profissionais têm intensificado o acolhimento virtual.


Além do cuidado profissional, pequenas ações inseridas no cotidiano podem ajudar a minimizar os efeitos da pandemia e do isolamento social. Confira algumas dicas para tornar a sua realidade mais leve e de autocuidado:


1 – Você não está sozinho – Todos estamos vivendo a mesma situação e cada um encontra a melhor solução para enfrentar as dificuldades. É essencial evitar a comparação com outras pessoas, cada qual tem a sua forma de encarar o momento, você só precisa encontrar o que mais funciona para você.


2 – Este momento é intenso e atípico – É completamente normal se sentir triste, desanimado, assustado, menos produtivo. A pandemia e o distanciamento social são novas experiências e geram diversas emoções em nós. Não se cobre para estar bem o tempo todo.


3 – Observe a si mesmo – Ser indiferente ou ignorar sentimentos não é saudável . Tente relacionar tudo o que está acontecendo no mundo ao que você está sentindo - estão interligados? Se colocar como parte do todo vai trazer autoconhecimento e facilitará encontrar o equilíbrio da situação.


4 - Limite o tempo ligado nas notícias. É importante estar informado, mas são muitas coisas acontecendo ao mesmo tempo - e todos eles bastante intensos. Mudanças na rotina de trabalho, no relacionamento com amigos e família, dilemas políticos e financeiros em todo o mundo. Estipule quanto tempo do seu dia você pode se dedicar ao consumo de notícias e, se necessário, reduza. Não se esqueça de buscar fontes oficiais para evitar notícias falsas.


E por onde começar a cuidar da saúde mental durante a pandemia? Confira algumas práticas que irão te ajudar a manter a sua saúde mental:


1 – Durma bem - O sono regular interfere diretamente no equilíbrio emocional. Portanto, tente dormir 8 horas por dia. Busque atividades que auxiliem no sono profundo e de qualidade.


2 - Alimente-se bem – É essencial ficar atento ao que se come e priorizar uma dieta balanceada com a ingestão de todos os nutrientes necessários ao organismo. Isso ajuda no bom funcionamento dos processos químicos do cérebro. Cuidar do corpo também é cuidar da mente.


3 - Evite drogas como escape do estresse - Álcool e tabaco se tornam vícios e, a longo prazo, causam muito malefícios à saúde física e mental.


4 - Fortaleça seus vínculos, ainda que à distância - Uma conversa com amigos ou com a família por mensagens, ligações telefônicas ou videochamadas pode aliviar sensações ruins. Também faz relembrar que existe uma rede de apoio com a qual você pode contar.


5 - Tire um tempo para você - Não preencha seus dias apenas com atividades obrigatórias - libere um espaço na sua agenda para ler um livro, assistir a um filme, aprender uma habilidade nova, fazer exercícios físicos, ouvir uma música, cozinhar com tranquilidade, fazer práticas para a mente-corpo, como a meditação, a Arteterapia, a Musicoterapia, as Danças Circulares, o Yoga, tai-chi, entre outras. A escolha é sua: por você e para você.


Curtiu a postagem? Ajude-nos a criar nosso conteúdo, dando dicas de assuntos que você quer ver por aqui pelo e-mail: contato@institutofenix.com ou pelo número 27 98856-3044

Link do whatsapp: https://api.whatsapp.com/send?1=pt_BR&phone=5527988563044&text=Sugest%C3%A3o%20de%20pauta%20para%20o%20Blog