Buscar

Entenda as diferentes modalidades de Pós-Graduação

Com o crescente número de pessoas graduadas no Brasil e a necessidade de destaque no mercado de trabalho, muitas pessoas têm recorrido aos cursos de Pós-Graduação. E é neste momento que vem a grande dúvida: qual pós fazer? Lato Sensu, Stricto Sensu, MBA? Para esclarecermos e ajudar na sua escolha, indicamos aqui a diferença entre essas modalidades.


No Brasil existem dois tipos de pós, são os cursos "lato sensu”, como as especializações e os MBA´s, e os "stricto sensu", que são os mestrados e os doutorados.


As pós-graduações caracterizadas por serem “lato sensu", geralmente, têm uma menor duração e tendem a ser menos exigentes que os mestrados e doutorados. Além disso, elas tendem a ser mais flexíveis, conseguindo atender necessidades mais específicas do mercado de trabalho, por exemplo. Os cursos “lato sensu” são uma ótima opção para quem já tem uma rotina diária de trabalho e busca aperfeiçoamento profissional. O objetivo é ganhar competências específicas, de aplicação prática, para facilitar a ascensão na carreira, mudar de área ou se adaptar a um novo cargo dentro da empresa em que trabalha.


Os cursos "stricto sensu" precisam de autorização do governo para funcionar. Cabe à Capes realizar a recomendação do curso para que ele possa funcionar. Durante a avaliação realizada por essa agência que são atribuídas as notas para cada um dos programas de pós-graduação ("stricto sensu") existentes no país. Essa pontuação, que se torna pública e pode ser consultada na internet, atesta o nível de qualidade do curso, tornando-se mais fácil a escolha do candidato. Os programas “stricto sensu” têm foco na formação de pesquisadores e professores universitários – ou seja, são, no geral, indicados para quem pretende seguir carreira acadêmica.


Confira as diferenças de cada modalidade de Pós-Graduação:


1 – Especialização: de maneira geral, todo curso feito após a graduação é denominado de pós-graduação e, no nosso país, é comum a associação desses cursos à especialização. Essa modalidade de pós-graduação é vista por muitos candidatos como uma oportunidade de mudar de área. É comum os cursos de especialização estarem abertos a graduados de qualquer área de conhecimento. De acordo com o MEC, normalmente, a "pós" é um curso que tem o objetivo técnico ou profissional mais específico, sem abranger totalmente uma área de conhecimento. No entanto, ele precisa seguir algumas regras mínimas. Caso contrário, ele será considerado um simples curso livre.


2 – MBA: vem da sigla em inglês Master Business Administration, embora o nome sugira, ele não é um curso de mestrado, ele é um curso "lato sensu". Sendo assim, muitas de suas características são comuns com a "pós". De acordo com o próprio MEC, os MBA´s "nada mais são do que cursos de especialização em nível de pós-graduação na área de Administração".


Muitos dos cursos oferecidos são voltados para o campo dos negócios e da gestão. No entanto, é possível encontrar MBA´s de outras áreas, como comunicação e saúde.


3 – Mestrado: é considerado um curso “stricto sensu”, com o aprofundamento do aprendizado da graduação. O objetivo é ampliar o conhecimento sobre um tema de interesse acadêmico e estimular a reflexão teórica. É voltado, em princípio, para quem pretende crescer no circuito acadêmico, como professor ou pesquisador. O mestrado profissional é uma modalidade mais recente de cursos “stricto sensu”, ele foi regulamentado em 2009 e sua principal diferença em relação ao mestrado (acadêmico) é o seu enfoque voltado à qualificação profissional do candidato.


4 – Doutorado: também é um curso “stricto sensu” voltado para um aprofundamento do conhecimento teórico maior que o mestrado. Ele é voltado, sobretudo, para quem pretende seguir a carreira acadêmica como professor ou pesquisador.


5 – Pós-Doutorado: não é um curso e sim uma extensão de pesquisa do doutorado, conhecido como Pós-Doc. O trabalho de conclusão pode ser no formato de relatório, artigo científico ou inovação de uma tecnologia ou produto.


Depois de saber sobre as diferenças entre as modalidades, é só ver em qual modalidade você se encaixa, lembrando-se de que é fundamental a realização da Pós-Graduação em Instituições de Ensino conceituadas, pois além da rica aquisição de conhecimento, você alcançará reconhecimento no mercado.


Curtiu a postagem? Ajude-nos a criar nosso conteúdo, dando dicas de assuntos que você quer ver por aqui pelo e-mail: contato@institutofenix.com



Instituto Fênix de Humanização