Buscar

Março: o mês das Mulheres

O dia internacional das mulheres já passou, só que essa data deve ser lembrada todos os dias. O dia 08 precisa ser celebrado lembrando que nós somos as protagonistas, pois neste dia não queremos só felicitações, versinhos e flores. Queremos respeito, queremos direitos, queremos espaço, queremos dinheiro e queremos ser ouvidas todos os dias.


Além deste dia tão emblemático, queremos que os demais sejam tão emblemáticos e lembrados, pois nós mulheres carregamos estigmas e lutas durante toda a nossa vida. Queremos ter a percepção de que nós não somos as mesmas, que evoluímos e, melhor, evoluímos juntas.


Todos os dias é preciso não só vangloriar a si mesma, como também a todas mulheres que estão a nossa volta, pois todos os dias temos umas as outras como forma de apoio. Vamos sempre, mas sempre juntas. Pensando nessa união é importantíssimo lembrar da palavra que nos rege nessa belíssima (r)evolução, sororidade.


A essência da sororidade é a união entre as mulheres. Praticar a sororidade também é parar de sustentar ideias que incitam a rivalidade do gênero feminino. Sororidade é sobre empatia, solidariedade, companheirismo e respeito entre as mulheres. Defende a ideia de que juntas somos mais fortes e que precisamos umas das outras para buscarmos a liberdade e os direitos que reivindicamos. Ela é essencial, porque nossa voz de maneira conjunta ecoa com muita força.


Logo, cada dia é mais um para crescermos e refletirmos sobre a nossa luta. Todas nós sabemos como é a dor e a delícia de ser mulher, dessa forma precisamos, ainda, lutar muito, mas a luta se torna mais leve quando lutada coletivamente. Que todos os dias possamos pensar em quantas mulheres estão ao nosso lado, na luta diária, nos incentivando e crescendo com a gente.


Para o desfecho deste mês tão importante e para celebrar a luta de todas as mulheres, é importante lembrar que todos os dias são dias de luta. Logo, desejo para nós muita força e perseverança e agradeço a todas vocês, mulheres, que estão do meu lado nessa luta.


Instituto Fênix de Humanização